quarta-feira, 16 de abril de 2008

A Casa dos Espíritos

Continuando com as ditaduras na América Latina, o Cine Latino exibirá A Casa dos Espíritos no dia 24 de abril, às 17h.

Com base no filme Machuca, que explorou uma visão latino-americana sobre o a transição do governo de Allende para o de Pinochet dentro do enredo e do cenário da história de Pedro e Gonzalo, traçaremos uma comparação, agora, com a visão externa da América Latina sobre o contexto deste continente a partir do filme A Casa dos Espíritos.

Vale lembrar que diretamente do filme nada se sabe sobre a história se passar ou não no Chile. A essa conclusão se chega porque a escritora do romance A Casa dos Espíritos, Isabel Allende, filha do ex-presidente chileno Salvador Allende, é chilena (nascida em Lima, no Peru) e, posteriormente, fez alegações a respeito das coincidências de sua obra com o contexto político chileno. Lembremos que A Casa dos Espíritos, antes de um filme, é uma obra literária, um best-seller da década de 1980, que surpreendeu as críticas americanas e européias, principalmente.
Assistam ao trailer aqui.
A Casa dos Espíritos
Data: 24 de abril de 2008
Horário: 17h
Auditório Prof. João Leão de Faria (Auditório do PCA), UNIFAL-MG
Título original: The House of the Spirits
Países de origem: EUA, Alemanha, Portugal, Chile
Gênero: Drama
Tempo de duração: 150 minutos
Ano de lançamento: 1993
Direção: Billie August
Sinopse: A história do "Chile" - na verdade, trata-se de um país da América do Sul, não nomeado - da década de 1920 aos anos 70s é contada através da saga da família Trueba, que começa com a união de um homem simples (Jeremy Irons), que fica rico, com uma jovem (Meryl Streep) de poderes paranormais. A saga se desenvolve até esta família ser atingida pela revolução, que no início da década de 70 derrubou o presidente Salvador Allende.

Nenhum comentário: