sexta-feira, 30 de maio de 2008

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias


Mais um filme brasileiro na pauta do Cine Latino: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias. Retorna a temática das ditaduras na América Latina, mas desta vez olhando para o nosso país. Os pais de um garoto inesperadamente o deixam com o avô paterno, por terem que fugir devido à repressão da ditadura militar.
A T E N Ç Ã O ! A exibição deste filme será no SÁBADO, dia 7 de junho.
Título original: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
Data: 7 de junho (sábado)
Horário: 16h
Local: Auditório Leão de Faria, UNIFAL-MG (Auditório do PCA)
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Cao Hamgurger
Roteiro: Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburger, baseado em história original de Cláudio Galperin e Cao Hamburger
País de Origem: Brasil
Ano de lançamento: 2006
Sinopse: 1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.
Confira o trailer aqui!
Site oficial: www.oano.com.br
AGUARDEM! Próximo filme: Como Água para Chocolate (México)

domingo, 4 de maio de 2008

Narradores de Javé

E vamos para a terceira exibição do Cine Latino.


Mudando o foco das discussões, vamos voltar os olhos para o Brasil, durante o mês de maio. Por isso, no dia 8, exibiremos o filme Narradores de Javé. Será uma oportunidade bastante interessante de se falar sobre algo que está nos próprios arredores de Alfenas - Lago de Furnas. O filme trata de um vilarejo que está nos planos de sumir do mapa pelas águas de um reservatório para abastecer uma usina hidrelétrica. Esperamos a presença de todos nesta quinta.
Título original: Narradores de Javé
8 de maio (quinta-feira)
17h
Auditório João Leão de Faria (PCA, UNIFAL-MG)
Gênero: Comédia
Duração: 100 min
País de origem: Brasil
Ano de lançamento: 2003
Distribuição: Lumière e Riofilme
Direção: Eliane Caffé
Roteiro: Luiz Alberto de Abreu e Eliane Caffé
Sinopse: Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que Javé pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidro-elétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: vão preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.