quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O Amor nos Tempos do Cólera

Neste sábado, dia 8 de novembro, às 16h, o Cine Latino exibirá, no Auditório Leão de Faria O Amor nos Tempos do Cólera.

Título Original: Love in the Time of Cholera
Gênero: Drama
Ano de Lançamento (EUA): 2007

Sinopse: Florentino Ariza (Javier Bardem) ainda jovem se apaixonou perdidamente por Fermina Daza (Giovanna Mezzogiorno). Entretanto, como Florentino apenas trabalha numa agência dos Correios, ele não é visto como um bom partido por Lorenzo Daza (John Leguizamo), pai de Fermina. Florentino pede Fermina em casamento, e ela aceita. Ao saber disto Lorenzo a envia para a fazenda de sua prima Hildebranda Sanchez (Catalina Sandino Moreno), onde fica alguns anos. Florentino aguarda o retorno de sua amada mas, quando a reencontra, ela diz que nada quer com ele. Fermina passa a ser cortejada por Juvenal Urbino (Benjamin Bratt), um médico que luta para evitar a disseminação da cólera. De início ela não se interessa, mas posteriormente eles se casam e constituem família. Simultaneamente Florentino aguarda que Juvenal morra, para que possa enfim se casar com seu grande amor.

Assista ao trailer aqui.



terça-feira, 28 de outubro de 2008

MUDANÇA: MARIA CHEIA DE GRAÇA

Devido a motivos de força maior, o filme não será mais Pantaleón e as Visitadoras. Será exibido o filme Maria Cheia de Graça.
Permanecem o mesmo horário e o mesmo local - 17h, Auditório João Leão de Faria


Título Original: Maria, Llena eres de Gracia
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 101 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Colômbia): 2004
Sinopse: Aos 17 anos, Maria (Catalina Sandino Moreno) vive numa pequena localidade ao norte de Bogotá, na Colômbia. Ela e sua amiga Blanca (Yenny Paola Vega) trabalham em uma grande plantação de rosas, retirando espinhos e amarrando as flores, tarefa entediante que obedece a regras rígidas. As únicas diversões de Maria são o namoro com Juan (Wilson Guerrero) e as festas na praça do lugarejo. Certo dia, pouco depois de descobrir que está grávida, ela se envolve numa discussão e é demitida. Decidida a melhorar de vida e tentar a sorte na cidade grande, a jovem aceita a oferta de um conhecido: transportar heroína para Nova York em seu próprio estômago.

Assista ao trailer clicando aqui.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Pantaleón e as Visitadoras


Novamente, o Cine Latino traz mais um filme. Desta vez, os olhares focarão o Peru, trazendo o filme Pantaleón e as Visitadoras.
A exibição e a discussão do filme serão feitas às 17h, no dia 28 de outubro, no Auditório João Leão de Faria, no PCA. Este filme, na verdade, é uma refilmagem de uma versão feita em 1975.
Título original: Pantaleón y las Visitadoras
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 137 minutos
Ano de Lançamento (Peru): 1999
Países de origem: Peru e Espanha
Sinopse: Pantaleão Pantoja (Salvador del Solar) é um capitão do exército peruano encarregado de uma missão especial: levar um grupo de prostitutas através do rio Amazonas, de um campo militar para outro, a fim de aliviar o sofrimento dos soldados, há um longo tempo separados de suas esposas e namoradas. Mas quando Pantaleão se apaixona por Colombiana (Angie Cepeda), uma das prostitutas, ele se vê entre seus desejos individuais e a necessidade do cumprimento do dever.
Assista a um trecho do filme clicando aqui.

domingo, 7 de setembro de 2008

Fome de Soja

A próxima exibição do Cine Latino será concomitante à 1ª Jornada Científica da Geografia. Assim, com a união de temas e focos, exibiremos o documentário argentino Fome de Soja.
Título original: Hambre de Soja
País de orgem: Argentina
Duração: 51 minutos
Direção: Marcelo Viñas
Ano de lançamento: 2004
Data: 11/9/2008 - quinta-feira
Local: Auditório do PCA
Horário: 17h
Sinopse: Nos últimos anos a agricultura Argentina aumentou sua produção a níveis antes nunca imaginados graças ao cultivo da soja transgênica. Sem embargo, esta soja é o principal inimigo que a Argentina tem como país agropecuário e produtor de alimentos. A soja permite aumentar a produção, mas produz a desertificação do solo, uma massiva contaminação ambiental, perdas irreparáveis na biodiversidade de ambientes naturais, o desaparecimento de alimentos básicos e um aumento da desocupação, a fome e a indigência. A cópia original desde documentário, lançado em 2004, foi gentilmente cedida pelo diretor para a dublagem ao português, acreditando o autor na importância de seus registros para os países da América Latina.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Frida


Ainda trazendo o México na pauta, o Cine Latino apresentará o filme Frida.


Título original: Frida

Gênero: Drama

Países de origem: Canadá, EUA e México


Local: Auditório João Leão de Faria (PCA), UNIFAL-MG

Data: 29 de agosto, sexta-feira

Horário: 16h


Ano de lançamento: 2002

Direção: Julie Taymor

Duração: 122 min


Sinopse: De sua relação complexa e duradoura com seu mentor e marido, Diego Rivera, passando por seu contorverso e ilícito caso com Leon Trotsky a seus provocantes envolvimentos romanticos com outras mulheres, Frida Kahlo levou uma vida intensa e sem limites como uma revolucionária política, artística e sexual. O filme retrata a história da vida que Frida Kahlo compartilhou abertamente e sem medos com Diego Rivera, quando o controverso casal revolucionu o mundo artístico.
Assista ao trailer aqui!


quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Como Água para Chocolate

Depois de um período sem exibições, o Cine Latino retorna com mais filmes em sua pauta. A temática, desta vez, trará a época da Revolução Mexicana. Conforme já havia sido anunciado, o filme a ser exibido será Como Água para Chocolate, baseado no romance homônimo da escritora mexicana Laura Esquivel, que também é a roteirista da adaptação para o cinema.

Título Original: Como Agua para Chocolate
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento (México): 1992
Direção: Alfonso Arau
Roteiro: Laura Esquivel
Local: Auditório João Leão de Faria (PCA), UNIFAL-MG
Data: 19 de agosto, terça-feira
Horário: 17h
Sinopse: A história se passa por volta de 1910, durante a Revolução Mexicana. Tita (Lumi Cavazos) nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe (Regina Torné) estava cortando cebolas. Logo em seguida seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, por ter sua paternidade questionada. Com isso Tita é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer Tita se apaixona por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi), que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio, devido à tradição, e sugere que ele se case com Rosaura (Yareli Arizmendi), a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois apenas assim poderá estar perto de Tita. Podia ser apenas mias uma história de amor, mas trata-se de um dos mais belos filmes do cinema latino-americano em todos os tempos.
Assista ao trailer aqui.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias


Mais um filme brasileiro na pauta do Cine Latino: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias. Retorna a temática das ditaduras na América Latina, mas desta vez olhando para o nosso país. Os pais de um garoto inesperadamente o deixam com o avô paterno, por terem que fugir devido à repressão da ditadura militar.
A T E N Ç Ã O ! A exibição deste filme será no SÁBADO, dia 7 de junho.
Título original: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
Data: 7 de junho (sábado)
Horário: 16h
Local: Auditório Leão de Faria, UNIFAL-MG (Auditório do PCA)
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Cao Hamgurger
Roteiro: Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburger, baseado em história original de Cláudio Galperin e Cao Hamburger
País de Origem: Brasil
Ano de lançamento: 2006
Sinopse: 1970. Mauro (Michel Joelsas) é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem de esquerda e serem perseguidos pela ditadura, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém o avô enfrenta problemas, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo.
Confira o trailer aqui!
Site oficial: www.oano.com.br
AGUARDEM! Próximo filme: Como Água para Chocolate (México)

domingo, 4 de maio de 2008

Narradores de Javé

E vamos para a terceira exibição do Cine Latino.


Mudando o foco das discussões, vamos voltar os olhos para o Brasil, durante o mês de maio. Por isso, no dia 8, exibiremos o filme Narradores de Javé. Será uma oportunidade bastante interessante de se falar sobre algo que está nos próprios arredores de Alfenas - Lago de Furnas. O filme trata de um vilarejo que está nos planos de sumir do mapa pelas águas de um reservatório para abastecer uma usina hidrelétrica. Esperamos a presença de todos nesta quinta.
Título original: Narradores de Javé
8 de maio (quinta-feira)
17h
Auditório João Leão de Faria (PCA, UNIFAL-MG)
Gênero: Comédia
Duração: 100 min
País de origem: Brasil
Ano de lançamento: 2003
Distribuição: Lumière e Riofilme
Direção: Eliane Caffé
Roteiro: Luiz Alberto de Abreu e Eliane Caffé
Sinopse: Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que Javé pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidro-elétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: vão preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

A Casa dos Espíritos

Continuando com as ditaduras na América Latina, o Cine Latino exibirá A Casa dos Espíritos no dia 24 de abril, às 17h.

Com base no filme Machuca, que explorou uma visão latino-americana sobre o a transição do governo de Allende para o de Pinochet dentro do enredo e do cenário da história de Pedro e Gonzalo, traçaremos uma comparação, agora, com a visão externa da América Latina sobre o contexto deste continente a partir do filme A Casa dos Espíritos.

Vale lembrar que diretamente do filme nada se sabe sobre a história se passar ou não no Chile. A essa conclusão se chega porque a escritora do romance A Casa dos Espíritos, Isabel Allende, filha do ex-presidente chileno Salvador Allende, é chilena (nascida em Lima, no Peru) e, posteriormente, fez alegações a respeito das coincidências de sua obra com o contexto político chileno. Lembremos que A Casa dos Espíritos, antes de um filme, é uma obra literária, um best-seller da década de 1980, que surpreendeu as críticas americanas e européias, principalmente.
Assistam ao trailer aqui.
A Casa dos Espíritos
Data: 24 de abril de 2008
Horário: 17h
Auditório Prof. João Leão de Faria (Auditório do PCA), UNIFAL-MG
Título original: The House of the Spirits
Países de origem: EUA, Alemanha, Portugal, Chile
Gênero: Drama
Tempo de duração: 150 minutos
Ano de lançamento: 1993
Direção: Billie August
Sinopse: A história do "Chile" - na verdade, trata-se de um país da América do Sul, não nomeado - da década de 1920 aos anos 70s é contada através da saga da família Trueba, que começa com a união de um homem simples (Jeremy Irons), que fica rico, com uma jovem (Meryl Streep) de poderes paranormais. A saga se desenvolve até esta família ser atingida pela revolução, que no início da década de 70 derrubou o presidente Salvador Allende.

terça-feira, 8 de abril de 2008

1ª exibição

Olá a todos!



Este espaço foi criado pelos integrantes do projeto Cine Latino: olhares sobre a América Latina para discutirmos sobre os filmes exibidos e sobre os assuntos que eles abordam. A cada quinzena, será exibido no Auditório João Leão de Faria, na UNIFAL - MG (Universidade Federal de Alfenas), um filme que aborde temas e assuntos da América Latina. O objetivo é trabalhar temas relacionados à realidade dos países latino-americanos, a partir da exibição de filmes ou documentários.

Sempre divulgaremos as datas e os horários dos filmes aqui neste blog e, também, em panfletos e cartazes na UNIFAL-MG. Àqueles que não podem passar sempre pela UNIFAL, recomendamos que acessem sempre o site, pois ns vésperas divulgaremos qual o filme, data, horário etc.


Filme: Machuca
Data: 15 de abril de 2008
Horário: 17h
País de origem: Chile/ Espanha/ França/ Reino Unido
Gênero: Drama
Ano de lançamento: 2004
Duração: 121 minutos
Direção: Andrés Wood
Sinopse: Chile, 1973. Gonzalo Infante (Matías Quer) e Pedro Machuca (Ariel Mateluna) são dois garotos de 11 anos que vivem em Santiago. O primeiro, numa bela casa situada num bairro de classe média. O segundo, num humilde povoado ilegal instalado a poucos metros de distância da escola. Dois mundos separados por uma muralha invisível que alguns sonham em derrubar na intenção de construir uma sociedade mais justa, como o padre McEnroe (Ernesto Malbran), diretor de um colégio particular de elite onde Gonzalo estuda. Em meio à política comunista instalada por Salvador Allende no país, o diretor decide fazer uma integração entre estes dois universos, abrindo as portas do colégio para os filhos das famílias do povoado. É assim que Pedro Machuca (Ariel Mateluna) vai parar na mesma sala de Gonzalo, ponto de partida para uma amizade cheia de descobertas e surpresas, que acontece paralelamente ao clima de enfrentamento que vive a sociedade chilena na violenta transição de Allende para Pinochet.
Quem quiser conferir o trailer do filme, clique aqui.